COMO INICIAR UMA FANFIC/ESTÓRIA?


Na postagem de hoje vou dar algumas dicas para os novos escritores, estes que procuram se aventurar no mundo das fanfics (ficções de fã) ou até mesmo aqueles que querem expor seus personagens e estórias originais. 

O que você precisa saber para começar a desenvolver uma estória? Começando do básico:


// O desenvolvimento dos personagens e do enredo \\

Ter uma ideia somente não é o suficiente, você deve ter a ideia e saber como desenvolver de forma objetiva a estória. A ideia inicial pode ser boa no seu ponto de vista, mas sem um planejamento prévio o que era para ser algo simples pode acabar tornando-se uma bagunça.

O planejamento prévio não é necessário, mas para ter uma base de acontecimentos e para não se perder é bom ter sempre um caderno de anotações, ou uma pasta para guardar aquelas folhas do caderno que são arrancadas no meio das aulas. 

Criar perfis para seus personagens - sejam eles originais ou de pessoas reais - é um bom começo para que consiga descrever depois como ele agirá durante a estória. Um exemplo que posso usar é:

Nome: Son Hyunwoo 
Apelido: Shownu
Idade:  25 anos
Ocupação: Policial
Características Físicas: Alto; cabelos negros; corpo atlético e olhos castanhos escuros 
Defeitos: Arrogante; ansioso; centro das atenções; não participa de atividades em grupo
Qualidades: Determinado; responsável; habilidoso com as palavras e não desiste facilmente

Conclusão da personalidade do meu personagem



"Son Hyunwoo, mais conhecido por seu apelido Shownu é um policial do distrito de Gangnam. Ele é o tipo atlético que toda mulher gostaria de ter por perto, sabe como agir em situações de risco tanto pela profissão que exige como pela passagem que teve no exército há alguns anos. Alto e dono de um belo par de olhos castanhos escuros, Shownu mostra todas suas habilidades em pequenas reuniões com seus superiores já que não gosta estar em equipe na maioria das vezes, prefere o trabalho solo. Muitas vezes sua ansiedade e sua arrogância acabam interferindo em seus deveres, mas volta a sua razão dando tudo de si."

Usando este pequeno tópico você consegue filtrar informações básicas e construir a personalidade que será usada para sua estória. E isto serve para a criação de personagens originais também. Vamos a mais um exemplo para ficar bem explicado.


Nome: Vicente Porto Riveras 
Apelido: Vince
Idade: 23 anos
Ocupação: Músico amador
Características Físicas: Alto; cabelos negros; olhos azuis; porte físico atlético; tatuagens que fecham o braço esquerdo 
Defeitos: Arrogante; irresponsável e bagunceiro 
Qualidades: Carinhoso; dedicado ao que faz e ajuda quem precisa

Conclusão da personalidade do meu personagem


"Vicente Porto Riveras, mais conhecido como Vince pelos amigos é filho de um empresários do ramo da música no Rio de Janeiro. Normalmente não liga para o que os pais falam para ele e sobre o que é melhor para seu futuro, prefere ignorar do que da razão á eles. É arrogante com pessoas que tentam o colocar na linha, pois é um bagunceiro de primeira e um tanto irresponsável. Seu relacionamento com seu pai não é muito bom, mas com sua mãe as coisas são diferentes, ele é mais carinhoso e a ajuda quando precisa mesmo que não for de seu agrado. Vince tem paixão pela música desde criança e aos quinze anos começou a compor suas próprias músicas." 

Bem, acredito que agora tenha entendido onde eu quis chegar fazendo essa pequena ficha dos dois personagens. Tento uma prévia de como seu personagem é fica mais fácil de saber como o colocar diante de diversas situações. 

E quanto ao enredo?

O enredo fica por conta daquela trabalhada antes de começar de fato a produzir a estória, ou seja é a preparação para dar início ao seu projeto. Suponhamos que sua estória irá falar sobre agentes secretos do governo, para poder escrever sobre um assunto assim é necessário pesquisas sobre o que acontece dentro de uma agencia, o que os agentes fazem e como se comportam. Há toda uma pesquisa, seja na internet, em filmes ou series é fundamental que seja feita para que o desenvolvimento seja o melhor possível para você.

E determinando como será seu enredo é hora de encaixar os personagens na melhor posição possível dentro da estória, e isto serve para enredos mais simples também se você quiser fazer essa preparação. 

Para desenvolver bem um enredo pode-se criar também tópicos a serem seguidos em ordem cronológica, o que pode facilitar bastante quando você para de escrever por conta de um bloqueio. Listando os acontecimentos anteriores ao bloqueio e os ir riscando da lista depois que já aconteceram dão uma direção para que continuo seguido de forma ordenada os eventos que irão acontecer ainda. 


Criando uma lista parecida com esta os acontecimentos vão ficar sobre seu controle, pois há escritores que no calor do momento escrevem com uma ideia inicial e não pensam em como será o meio e o final da sua estória, é onde acontece o famoso hiatus. Então para não acontecer de sua fanfic/estória ter um hiatus é bom que programe os futuros acontecimentos com calma. 

Bom, este foi mais um post, que eu espero do fundo do coração que possa os ajudar a trilhar o caminho certo para o avanço de seus projetos. Há muitas coisas ainda para serem aprendidas sobre como iniciar uma fanfic/estória e tentarei ao máximo fazer posts que os auxiliem. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE É SINOPSE? PARA QUE SERVE? SINOPSE DEVE SER UMA PARTE DA MINHA HISTÓRIA?

GLOBO REPÓRTER MOSTRA AS DUAS COREIAS