O QUE É SINOPSE? PARA QUE SERVE? SINOPSE DEVE SER UMA PARTE DA MINHA HISTÓRIA?


Muitas vezes você tem uma ideia para uma história nova e quer transmitir para o seu leitor o máximo de informações possíveis para que eles venham se interessar pelo seu trabalho, pois é o elemento mais importante para interagir a primeira vista com o leitor.

Mas afinal o que é sinopse? Para que serve? Sinopse deve ser uma parte da minha história?

Vamos começar avaliando o que é uma sinopse:

Uma sinopse é um resumo da sua história, onde são apresentados os pontos principais do seu texto. Nele você tem de dizer de uma forma breve sobre os acontecimentos e caracterizar seus personagens de um jeito que chame a atenção do seu leitor para a história.

Essa é uma simples definição do que é sinopse e para que ela serve para sua história.

Agora uma questão que é importante ressaltar também sobre a sinopse é: ela deve ser uma parte de minha história?

Aí você pergunta-se: como assim uma parte da minha história?

Em alguns casos quando o autor não tem uma sinopse formada ainda, pode-se usar um parágrafo ou trecho da própria história em posição de sinopse. Mas não somente isso, usar um trecho da história como sinopse faz com que o interesse das pessoas cresça para acompanhar o resto do texto.

Exemplo:
 Esse trecho foi usado na história "Save Me" do BTS, uma das minhas fanfics. Nela foi utilizado um pequeno trecho da história porque eu não tinha a ideia de sinopse e porque foi um trecho que passou de uma forma objetiva o que a história contava; a transmissão do conflito amoroso e toda a luta de aceitação do personagem.

Esse outro exemplo é uma sinopse um pouco mais trabalhada em detalhes, com nome dos personagens principais e ao final ela termina com uma pergunta deixando aquele ar de curiosidade para o telespectador. 

  SINOPSE ZEDD (CROSS GENE) - Criada por tomatinhocru
Sinopse é um dos elementos fundamentais da sua história, pois é ela que trará o leitor até seu texto pela curiosidade e expectativa.

Nos próximos posts eu trarei mais exemplos de sinopses e mostrarei como criar uma sinopse objetiva e de forma adequada para cada tipo de história ;)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GLOBO REPÓRTER MOSTRA AS DUAS COREIAS

COMO INICIAR UMA FANFIC/ESTÓRIA?